sábado, 23 de outubro de 2010

Alfabetização e Letramento


A alfabetização é o processo de contínua descoberta, reconhecimento, relacionamento , interpretação e interiorização da língua escrita.
A criança deve atuar como sujeito do processo de aquisição da língua escrita, por isso tenho ela como um ser ativo na aprendizagem da leitura/escrita, mediante interação com o meio, com o outro e consigo mesma.
Procuro gerar ações, vivenciar com as crianças temas interessantes, estimulando-as com atividades prazeroras de leitura/escrita, utilizando muitas vezes a literatura infantil em projetos interdisciplinares, tentando assim, buscar o sentido daquilo que se lê e escreve, interagindo com o objeto de conhecimento que é a linguagem (oral, escrita, plástica, etc.) trocando conhecimentos e estabelecendo relações com as outras áreas de aprendizagem (interdisciplinariedade).

Destaco, partes do texto LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, estudado na interdisciplina Fundamentos da Alfabetização – Eixo II - Profª Annamaria Rangel e Profª Jaqueline Picetti:

"Um sujeito letrado é aquele que se envolve em práticas sociais de leitura e escrita.
Uma criança, que mesmo ainda não dominando a técnica da leitura e da escrita, folheia livros, jornais, revistas... finge lê-los, brinca de escrever, escuta histórias lidas por outro, está rodeada de material escrito e percebe seu uso e função, pode ser considerada letrada, pois já entrou no mundo do letramento. Embora, seja considerada analfabeta, pois ainda não aprendeu a ler e escrever.
Uma pessoa letrada é aquela que, além de aprender a ler e a escrever, faz uso dessa aprendizagem, envolves=se em práticas sociais de leitura e escrita. Acredita-se que, essa pessoa, ao tornar-se letrada, muda seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura, sua forma de relacionar-se com as outras pessoas, com o contexto etc. Esse processo de letramento pode trazer ao sujeito conseqüências lingüísticas, conforme já mostraram algumas pesquisas: uma pessoa letrada fala de forma diferente de uma iletrada ou analfabeta; depois de concluído o processo de letramento, há adultos que passam a falar de maneira diferente, demonstrando que o convívio com a língua escrita pode ter como conseqüências mudanças na língua oral, nas estruturas lingüísticas e no vocabulário.

“... aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e decodificar a língua escrita; (...) um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e escrita.” (p. 39 e 40)

Pode-se assim afirmar que, letramento é a condição de quem interage com diferentes portadores, gêneros, funções e tipos de leitura e escrita na vida.
A preocupação, nos dias de hoje, não deve centrar-se apenas em ensinar a ler e a escrever, mas também, e sobretudo, levar as pessoas a utilizarem a leitura e a escrita, envolvendo-se em práticas sociais dessas."

TEXTO: Síntese dos dois primeiros capítulos (O que é Letramento? E O que é Letramento e Alfabetização) do livro: SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica: Belo Horizonte, 2001. Material elaborado pela Profa. Doutoranda Jaqueline Picetti e pela Profa. Dra. Annamaria Rangel.


Penso que somente pensando, agindo, formulando hipóteses, refletindo e construindo o próprio saber é que a criança irá ler e escrever o mundo.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rita muito boa sua postagem, adorei! Em seu texto traz teoria e argumentos, enriquecendo muito a postagem!

O que mais você diria ou apresentaria para sustentar sua argumentação?

Abraços