domingo, 10 de outubro de 2010

Atuação do Aluno e do Professor em Projetos Pedagógicos


O Papel do Aluno em Projetos

Fernando Hernández (1998, p.83) nos apresenta uma sequência de síntese da atuação dos docentes e alunos no projeto, indicando nesta, que o aluno: estabelece a possibilidade do tema, realiza a avaliação inicial: O que sabemos ou queremos saber sobre o tema?, realiza propostas de sequenciação e ordenação de conteúdos, busca fontes de informação, compartilha propostas, planeja o trabalho (individual, em pequeno grupo ou turma), realiza o tratamento da informação a partir das atividades, desenvolve trabalho individual , faz auto-avaliação, conhece o próprio processo em relação ao grupo.
Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças são levadas a fazer escolhas, aprendem a priorizar objetivos e focalizar assuntos, sendo que, um dos resultados mais significativos dessas ações tem sido a considerável mudança de comportamento dos educandos no que se refere ao convívio com os colegas. Verifica-se, então, um aumento do clima positivo de interação, do diálogo argumentativo e da capacidade de aceitação dos posicionamentos alheios, fortalecendo a autonomia e o sentimento de grupo, unindo as crianças à identidade da escola sem perder a capacidade de julgamento, discernimento crítico e escolha democrática.

O Papel do Professor em Projetos

Hernández (1998, p. 83), na sequencia de síntese de atuação dos docentes e alunos no projeto, citada no tópico anterior, indica que o professor: estabelece os objetivos educativos e de aprendizagem, seleciona os conceitos, procedimentos que prevê possam ser tratados no projeto, pré-sequencializa os possíveis conteúdos a trabalhar em função da interpretação das respostas dos alunos, compartilha propostas, busca um consenso organizativo, preestabelece atividades, apresenta atividades, facilita meios de reflexão, recursos materiais, informação pontual, favorece, recolhe e interpreta as contribuições dos alunos, analisa o processo individual de cada aluno, conhece o próprio processo em relação ao grupo.
No trabalho com projetos interdisciplinares, pode-se dizer que o professor é um intérprete, pois capta idéias e interesses dos alunos, usando técnicas de observações e registros, o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem os seus alunos, mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. O professor, também, pode ser considerado um pesquisador, pois a medida que o projeto avança, o professor reflete, explora, estuda, pesquisa e planeja possíveis modos de elaborar e estender o tema.
Além de intérprete e pesquisador o professor torna-se também, um divulgador, pois ele necessita muitas vezes comunicar-se com outros segmentos da escola, com os pais dos alunos, com pessoas da comunidade, com palestrantes e etc., dependendo do tema escolhido e das atividades propostas, também, o professor muitas vezes documenta o trabalho, juntamente com seus alunos, através de fotos, filmagens, blogs ou portfólios.


Bibliografia:

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. Obs:Texto estudado na interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação- 2009/2

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que ótimo Rita, este livro é muito interessante, e pode ser bastante útil em seu TCC.