quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Literatura em Projetos Interdisciplinares



•LITERATURA INFANTIL EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Através da utilização da literatura infantil interligada a um ensino por projetos, a aprendizagem poderá ganhar um sentido bastante amplo, completo e rico pois a educação deve ser um espaço para descobertas obtidas através da participação e colaboração ativa de cada aluno com seus parceiros em todos os momentos, possibilitando assim, a construção de sujeitos autônomos e cooperativos, críticos, sensíveis e preocupados com situações vivenciadas por si e pelos outros.
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Em projetos interdisciplinares, o confronto de opiniões, a motivação, as interações sociais, o trabalho cooperativo e a exploração dos sentimentos, das emoções e da sensibilidade, possibilitarão à criança condições que asseguram o caráter formativo das atividades, através de uma boa orientação do professor.
Cabe aos professores, acreditarem e terem esperança de que a escola pode ser atualmente, o melhor espaço para que ocorra uma mudança cultural de idéias e valores, e isso poderá ocorrer, através da literatura e da pedagogia de projetos, que unidas abrem portas para o reconhecimento e o conhecimento de infinitos mundos: dentro e fora de nós mesmos e de interação com os outros.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Língua Portuguesa mencionam o ensino por meio de projetos. Segundo os autores:

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada - além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades. Podem ser de curta ou média duração, envolver ou não outras áreas do conhecimento e resultar em diferentes produtos: uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de assombração ou de fadas, lendas, etc, um livro sobre um tema pesquisado, uma revista sobre vários temas estudados [...]. Os projetos além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico: podem apontar a necessidade de ler e analisar uma grande variedade de textos e portadores do tipo que se vai produzir: como se organizam, que características possuem ou quais tem mais qualidade[...]; por intermédio dos projetos é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas: por um lado, há os projetos da área da Língua Portuguesa que, em função do objetivo de trabalhar com textos informativos, privilegiam assuntos de outras áreas [...]; os projetos favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. (PCNs, 1997, v.2, p.70-72).

Pode-se aproveitar um projeto que esteja sendo trabalhado, referente a um determinado assunto, e pensando nisso encaixar um livro, afinal, encontra-se atualmente uma diversidade muito grande de obras literárias, com diferentes narrativas que podem ser aproveitadas em variados temas escolhidos nos projetos iterdisciplinares. O conteúdo dos livros serve para divertimento e também para explorar temas, os mais diversos, ligados direta ou indiretamente às áreas do conhecimento e aos temas transversais.
As histórias infantis são grandes responsáveis pela aprendizagem, de uma forma lúdica elas estimulam a aquisição da leitura e da escrita, transmitem valores essenciais à convivência humana. Cada vez que são contadas de forma criativa, transcendem o universo ficcional, pois agregam conhecimentos ideologias e ressignificam o mundo.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, v. 2, Brasília: MEC/SEF, 1997.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Com certeza Rita! a hora do conto em qualquer projeto traz vida ao assunto!!

bjs