domingo, 7 de novembro de 2010

Projeto Contos de Fadas



Justificativa: Levando em conta o fato de toda a semana os alunos retirarem livros na biblioteca para realizarem leituras em casa, chamaram-me a atenção as obras retiradas, que na maioria das vezes são Contos de Fadas. O Patinho Feio, Os Três Porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Pinóquio, Peter Pan, João e Maria e a Pequena Sereia são as preferidas dos alunos. Tendo em vista esta preferência da turma resolvi trazer para a sala de aula, de maneira lúdica e em atividades diversas integradas em algumas disciplinas, o mundo Mágico dos Contos de Fadas.

Os contos de fadas são histórias muito interessantes porque as crianças se identificam com elas, e passam a querer ouvi-las incontáveis vezes, por sentir que naquele personagem há algo semelhante ao que vive ou sente no momento.

Cito agora, alguns trechos esclarecedores da Obra "Como e por que ler Clássicos Universais desde cedo" de Ana Maria Machado:

Clássico não é livro antigo e fora de moda. É livro eterno que não sai de moda.
O primeiro contato com um clássico, na infância e na adolescência, não precisa ser original. O ideal mesmo é uma adaptação bem-feita e atraente.
Muita gente fala em prazer da leitura, mas às vezes essa noção fica um pouco confusa. Claro existe um elemento divertido, de entretenimento, em acompanhar uma história engraçada, emocionante ou cheia de peripécias. É uma das alegrias que o livro pode proporcionar, mas essa é apenas a satisfação mais simples, evidente e superficial. Há muito mais do que isso. Muito mesmo, como sabe qualquer leitor. (...) a leitura dos bons livros de literatura traz também ao leitor o outro lado dessa moeda: o contentamento de descobrir em um personagem alguns elementos em que ele se reconhece plenamente. Lendo uma história, de repente descobrimos nela umas pessoas que, de alguma forma, são tão idênticas a nós mesmos, que parecem uma espécie de espelho. Como estão, porém em outro contexto são fictícias, nos permitem um certo distanciamento e acabam nos ajudando a entender melhor o sentido de nossas próprias experiências. Essa dupla capacidade de nos carregar para outros mundos e, paralelamente, nos propiciar uma intensa vivência enriquecedora é um dos grandes prazeres de uma boa leitura. (MACHADO, 2002, p.15, 19 e 20)

O projeto envolvendo os Contos de Fadas foi bastante rico, pois proporcionou aos alunos muita imaginação, curiosidade, reflexão sobre a realidade, busca pelo conhecimento, desenvolvimento da linguagem, além de trabalhar as emoções, a atenção e a observação.
As histórias trabalhadas pelos alunos foram Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio, Os Três Porquinhos e Branca de Neve.
Realizamos atividades bastante diversificadas a partir das mesmas, como: teatro de fantoches, criação de histórias diferentes embasadas nas originais, construção de adições e multiplicações, estudo de diferentes moradias, pesquisa sobre animais ovíparos e vivíparos, brincadeiras musicais, reescrita das histórias, trabalhos em dobradura e outras atividades.


Bibliografia:
MACHADO, Ana Maria. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo – Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Por que será que os alunos sempre escolhem os mesmos clássicos??? Curioso não é mesmo!! hehe Ta aí um tema de pesquisa! =)

abraços