segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Projeto: Vamos Ajudar Nosso Planeta!




Justificativa: Devemos sensibilizar as crianças em relação aos problemas ambientais, mostrando que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos. Tudo serve para indicar que atitudes de degradação e deterioração da natureza não podem ser tratadas com indiferença, nem pela sociedade, nem pela escola. Não adianta cobrar do governo e dos outros, atitudes que ainda pessoalmente não conseguimos ter.
Dentro deste projeto foi trabalhada a história infantil: "A Doença da Terra" da autora Maria Aparecida Pinceratti (Curitiba: Arco Íris,1995-2ª Edição, Literatura Infanto Juvenil), a qual proporcionou o desenvolvimento de diálogo sobre os problemas ambientais relatados na história e construção de texto coletivo sobre os motivos da "doença da terra".
Neste mesmo projeto foi apresentada a história infantil: "Por que Economizar Água?" de Jen Green e Mike Gordon. (São Paulo: Scipione, 2004. Coleção valores). Através desta história foram formadas frases com dicas para economizar água , as quais foram escritas em mini-panfletos, para distribuição em outras turmas da escola, na tentativa de conscientizar outras pessoas sobre a importância de todos se preocuparem com este líquido tão precioso que não pode ser desperdiçado.

A literatura infantil, não pode ser utilizada apenas como um pretexto para o ensino da leitura e para o incentivo à criação do hábito de ler, para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Aliar a literatura infantil em uma metodologia de ensino por projetos nas séries iniciais é uma das possibilidades que evidencia bons resultados no ensino da linguagem e em muitas outras áreas de conhecimento. Percorrendo como leitores nas páginas desenvolvidas neste trabalho, depara-se muitas vezes com o desejo de abordar questões essenciais que permeiam o estudo da literatura infantil, da pedagogia de projetos interdisciplinares, da criança, da escola, dos docentes, dos pais, do social, do ético, do filosófico, do psicanalítico, enfim de toda a complexidade presente na discussão do universo literário infantil e pedagógico.
Através deste trabalho, passeia-se rapidamente pelo fantástico e vasto mundo da literatura infantil colocando em relevância questões essenciais para o educador, sensibilizando-o no sentido de valorizar a literatura como instrumento importante para as diversas aprendizagens, podendo ela ser bem contextualizada em um assunto abordado num projeto interdisciplinar, que cria condições para a participação ativa dos alunos em um clima de criação, de descoberta, de colaboração e respeito mútuo, despertando possibilidades para aprendizagens significativas.


Para Joana Cavalcanti:

É importante que o educador compreenda que trabalhar com Literatura infanto-juvenil é formar sensibilidades, provocar olhares, desconstruir contextos, possibilitar caminhos que se abrem para o múltiplo, poético e sagrado universo humano. (CAVALCANTI, 2004, p.123)
Trabalhar com a literatura infantil através de uma ação pedagógica adequada à situação cultural e social da criança, é sem dúvida um desafio constante, pode-se dizer em uma linguagem bastante popular que aliar a literatura infantil à projetos interdisciplinares nas séries iniciais é como "unir o útil ao agradável".


Bibliografia:
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2004.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Com certeza Rita! Na verdade, para cada assunto conseguimos adaptar alguma história... é muito bom aliar literaturas ao projeto, pois motiva as crianças.
Parabéns pela iniciativa.
Abraços