domingo, 6 de junho de 2010

Trabalhando Meio Ambiente

Nos dias 31/05, 01 e 02/06 foram abordados com a turma, temas relacionados ao meio ambiente onde a principal meta a atingir foi fazer cada aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.

Através de passeio no bairro, possibilitei aos alunos a aplicação dos conhecimentos à realidade local, para que cada aluno se sentisse potente, com uma contribuição a dar, por pequena que seja, para que possa exercer sua cidadania.

"É fato que o trabalho com a realidade mais próxima possui a qualidade de oferecer um universo acessível e conhecido e, por isso, possível de ser campo de aplicação do conhecimento. Dessa forma ele se torna essencial para o exercício da participação".(PCN, vol:9,p.78)

"Cabe ao professor orientar os alunos sobre o que e onde observar, de modo que se coletem dados importantes para as comparações que se pretende, pois a habilidade de observar implica um olhar atento para algo que se tem a intenção de ver".(PCN, vol:4,p.66)

"As observações realizadas resultam em um conjunto de dados que são organizados por meio de desenhos e listas, de modo que as características do ambiente fiquem registradas. Ao realizar registros os alunos tem a oportunidade de sistematizar os conhecimentos que adquiriram".(PCN,Vol:4,p.66)

O nosso passeio na comunidade que teve o objetivo de observar degradações ambientais, teve desfecho final através de um relatório, onde os alunos puderam relatar o repertório de imagens que adquiriram e alguns novos significados para a idéia de ambiente.Os alunos desenvolveram habilidade de descrever ambientes, identificando, comparando e classificando seus diferentes componentes. Os alunos perceberam como é grande a influência das pessoas num ambiente construído e como podem apresentar condições ambientais de vida humana bastante variadas.

A partir da compreensão da natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive, a turma realizou ações como: criar na escola um cantinho da natureza, onde cada um contribuiu com uma plantinha em vaso feito de garrafa pet (aproveitando para reciclagem) e realização de campanha em outras turmas através de música "Tempo de Mudar" (Maísa e Eliana), diálogo e distribuição de panfletos com mensagens de proteção ao ambiente.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Rita, que belo trabalho!

Segue uma questão para sua reflexão na próxima semana!

Será que estamos preparados para ensinar os nossos alunos em educação ambiental? Que ações dentro da sala de aula revelam esse "olhar" para a educação ambiental?

abraços