sexta-feira, 11 de junho de 2010

Questões para Reflexão


Será que estamos preparados para ensinar os nossos alunos em educação ambiental?
Que ações dentro da sala de aula revelam esse "olhar" para a educação ambiental?

No meu ponto de vista devemos sensibilizar as crianças em relação aos problemas ambientais, mostrando que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos. Tudo serve para indicar que o processos de degradação e deteriorização da natureza não podem ser tratados com indiferença, nem pela sociedade, nem pela escola. Não adianta cobrar do governo e dos outros, atitudes que ainda pessoalmente não conseguimos ter.
Nós professores, precisamos buscar recursos, nos atualizar e estar sempre preparados para enfrentar situações cotidianas que estão relacionadas a Educação Ambiental. Ela deve ter como base um processo contínuo e permanente na educação que foca situações atuais e do dia a dia dos alunos.
"É importante que o professor trabalhe com o objetivo de desenvolver, nos alunos, uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa. Para tanto o professor precisa conhecer o assunto e , em geral, buscar junto de seus alunos mais informações em publicações ou com especialistas. Tal atitude representará maturidade de sua parte: temas da atualidade, em contínuo desenvolvimento, exigem uma permanente atualização; e fazê-lo junto com os alunos representa excelente ocasião de, simultaneamente e pela prática, desenvolver procedimentos elementares de pesquisa e de sistematização da informação, medidas, considerações quantitativas, apresentação e discussão de resultados,etc." (PCN, vol.9, p.30)
Dentro da sala de aula e abrangendo a escola, pode-se trabalhar ações de Educação Ambiental, baseadas nos cuidados práticos diários, como por exemplo:
-Conservação da sala limpa, arejada e organizada;
-Incentivar a utilização correta do papel evitando desperdício;
-Enfatizar que o papel destinado à reciclagem não deve ser amassado, porque isso dificulta o manuseio e a reutilização;
-Desligar as luzes ou ventiladores da sala enquanto não tiver ninguém dentro dela, como por exemplo na hora do recreio, educação física ou qualquer outra atividade fora da sala;
-Incentivar o uso adequado das lixeiras e em hipótese alguma aceitar que os alunos coloquem lixo no chão;
-Se na escola existirem lixeiras seletivas para o lixo, orientar os alunos na utilização adequada das mesmas;
- Explicar aos alunos que o vaso sanitário não é lugar para jogar, papéis, alimentos, chicletes, etc. - Ao beber água não não deixar água correndo em desperdício, encher o copo somente com a quantidade necessária para matar sua sede;
- Na hora do lanche não desperdiçar alimentos, guardar o que não vai comer ou dividir com os colegas;
-Não desperdiçar a merenda escolar oferecida pela escola;
-Armazenar garrafinhas, copinhos, e caixinhas que sobram do lanche dos alunos para posteriormente realizar trabalhos artesanais que envolvam a reciclagem destes produtos;
- Recomendar aos alunos que não escrevam em classes, cadeiras e paredes;
-Incentivar os alunos a cuidarem das plantas da escola;
Desde pequeninos os alunos devem sentir que estão sujeitos a regras de respeito às condições básicas da vida e que a boa qualidade dos espaços por eles utilizados dependem das suas próprias atitudes de conservação, respeitando as condições de sustentabilidade e de máxima renovabilidade possível dos recursos.
"O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos dos alunos, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno". (PCN, vol.9, p.50)
Bibliografia:
PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde, vol.9.Secretaria da Educação Fundamental-Brasília,1997.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rita meus parabéns, a sua resposta contemplou muito bem os questionamentos...

Essas ações que citou são realmente fundamenatais, pois são as atitudes do cotiadiano que precisam mudar. Daí a importãncia da Educação ambiental.

Abraços querida