quarta-feira, 30 de junho de 2010

REFLETINDO SOBRE AS ATIVIDADES

Os tópicos e assuntos explorados e investigados pelas diferentes atividades propostas nos projetos foram integrados com as experiências de vida das crianças, fora da escola. Qualquer projeto se desenvolve e cresce através de um processo de socialização por meio da participação e da experiência. A turma é considerada um grande grupo, formado pelos alunos que trazem consigo uma história de vida, modo de viver e experiências culturais diferenciadas, que devem ser valorizadas. Essa valorização se dá a partir do momento em que os educandos tem a oportunidade de decidir, opinar, debater, construir sua autonomia e seu comprometimento com o social. Destaco o mestre Paulo Freire que nos diz: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."(1997, p.52).
Os projetos desenvolvidos durante o semestre, visando proporcionar autonomia aos educandos, fizeram com que as crianças aprendessem a reforçar sentimentos positivos em relação a si mesmos e aos outros, estabelecendo objetivos dentro da realidade, lidando com o insucesso e o sucesso como fatores decisivos tanto no desenvolvimento quanto na aprendizagem. Os alunos identificaram-se como sujeitos que usufruem e produzem cultura, em pleno exercício de sua cidadania.
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa- 6ª ed. -São Paulo: Paz e Terra, 1997.

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