domingo, 20 de junho de 2010

Trabalhando a Copa 2010











A partir do dia 07/06 iniciei o Projeto: Em Ritmo de Copa
Este projeto está sendo bastante produtivo e ao mesmo tempo divertido e gerador de muitas interações pessoais. Ao participar de atividades esportivas as crianças estabeleceram relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de sí próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas , sexuais ou sociais, também adotaram atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas, evitando qualquer espécie de violência.
Ao realizar atividades interdisciplinares envolvendo o tema Copa do Mundo (2010) os alunos conseguiram conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura brasileira, africana , percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e etnias.
Um dos pontos mais importantes desenvolvidos no projeto "Em Ritmo de Copa" foi a promoção do torneio de futsal, amistoso, entre turmas do 2º ano e 4º e 5º ano no ginásio de esportes Santa Fé, localizado em bairro perto da escola. Durante o torneio os alunos tiveram contatos com alunos de outras turmas, divertiram-se fazendo torcida e participando dos jogos. A turma 21 (2º ano do turno manhã) utilizou faixas na cabeça de cor verde e a turma 23 (2º ano do turno da tarde) de cor amarela. Realizou-se jogos com times masculinos e femininos. Alguns alunos participaram dos jogos e depois colocaram que nunca imaginavam que era tão bom jogar futebol, que não gostavam muito, mas com a participação no torneio começaram a se interessar por futebol.
Como foi um torneio amistoso, não houve uma competitividade muito grande, os jogos aconteceram realmente em carater recreativo, de treino ou nova experiência para alguns alunos.
Como nos diz o PCN (vol.7, pág.49 e 50)

"Uma prática pode ser vivida ou classificada em função do contexto em que ocorre e das intenções de seus praticantes. Por, exemplo o futebol pode ser praticado como um esporte, de forma competitiva, considerando as regras oficiais que são estabelecidas internacionalmente (que incluiem as dimensões do campo, o número de participantes, o diâmetro e pesoa da bola, entre outros aspectos), com platéias, técnicos e árbitros. Pode ser considerado um jogo, quando ocorre na praia, ao final da tarde, com times compostos na hora, sem árbitro nem torcida, com fins puramente recreativos(...). Os esportes são sempre notícias nos meios de comunicação e dentro da escola; portanto podem fazer parte do conteúdo(...)".
Bibliografia:
PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais :Educação Física,Vol.7/Secretaria de Educação fundamental-Brasília:MEC/SEF,1997.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rita muito bom, o assunto Copa do Mundo tá na "moda" e tem bastante assunto para desenvolver!

Vai umas dicas no site da Smartkids!
http://www.smartkids.com.br/especiais/copa-do-mundo-2010.html

Bjs