sexta-feira, 2 de abril de 2010

Centro de Interesse





Na última semana de março, os alunos estavam realizando muitos comentários sobre a Páscoa. Todos estavam ansiosos, porque estaria perto da chegada do "coelhinho". Resolvi questioná-los sobre o que era a Páscoa, porque o coelhinho viria. Obtive várias respostas, inclusive que seria aniversário do coelhinho. Percebi que os alunos não associavam a história de morte e ressurreição de Cristo com a Páscoa.
Então, iniciamos um trabalho sobre A Páscoa, sendo este tema, o Centro de Interesse dos alunos. Por vários dias trabalhamos em torno deste assunto de diversas formas e abrangendo várias interdisciplinas neste único tema. Realizamos atividades como: Contação de histórias, troca de informações sobre vida e morte de Jesus, pesquisa referente aos símbolos da Páscoa, atividades de linguagem envolvendo escrita de palavras relacionadas ao assunto, atividades envolvendo dezena, adições e subtrações utilizando material relacionado a Páscoa como cesta e ovos,propagandas de encartes com preços de produtos de páscoa, contagem de quantidades, construção de painel sobre os símbolos da Páscoa a partir de pintura com tintas têmperas, teatro referente a história contada "Tico, o coelhinho das orelhas caídas" de Gerusa R. Pinto,caracterização dos alunos como coelhos, festinha de confraternização com as turmas da manhã e tarde juntas, com merenda coletiva.
A estratégia de ensino,Centro de Interesse, foi criada pelo médico belga Ovide Decroly.
Essa idéia nos remete à concepção de globalização do ensino. Os temas dos chamados Centros de Interesse surgiram imprescindivelmente, das necessidades vitais da criança, definidas por Decroly, no início do século XX.
Na tentativa de encontrar formas mais eficazes de realizar a tarefa educativa, esta estratégia sofreu uma revisão,por diferentes estudiosos da educação, visando à maior adequação aos princípios e técnicas da pedagogia atual.
Segundo Amato, Centros de Interesse são agrupamentos de conteúdos e atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança.Os temas dos Centros de Interesse, geralmente envolvem todas as aprendizagens. Por meio desses temas extraídos do contexto em que vivem as crianças é possível por-se à tona todas suas capacidades e , com isso, elas passam a enriquecer-se, tornar-se mais hábeis e a aplicar conhecimentos para resolver diferentes situações que lhes são propostas, no seu cotidiano.
Trabalhar com Centro de Interesse para mim significa satisfazer os interesses dos alunos, oportunizar a eles situações de melhor integração ao seu meio, mobilizar os alunos na realização das atividades em experiências concretas, oportunizar a realização de tarefas variadas, promover a integração afetiva entre os alunos, proporcionar aos alunos o entendimento da importância do seu desempenho individual em relação aos grupos em trabalhos coletivos, estimular nos alunos a participação, a iniciativa, a descoberta e a construção de aprendizagens básicas necessárias.

Bibliografia:
Revista do Professor, Porto Alegre,20 (78):32-36, abril/junho.2004

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito bom, fizeste um excelente trabalho. bjs