quarta-feira, 24 de março de 2010

Repensando Nossas Práticas

Fotos da Exposição de" Livros do Alfabeto"- Turma 23 - Mês de Março/2010





O ato de ensinar, segundo Freire , exige segurança, competência profissional e generosidade. Freire ressalta a importância de sermos professores preparados e que também tenhamos capacidades básicas que interferem neste contexto como: doação, o ato de falar e escutar (devem ter o mesmo peso) mas se possível escutar mais o outro.
Não adianta termos receitas prontas para aplicarmos em nossos alunos, devemos sim ,fazer um reconhecimento de nossos alunos e iniciar nosso trabalho docente utilizando técnicas apropriadas para o momento. Das falas citadas de Paulo Freire "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou a construção " (2003, p. 47) é uma das que mais me toca, depois de tantos anos de magistério, depois de tantos acertos e desacertos.
Freire nos faz refletir sobre nosso trabalho quanto educadores e como formadores de cidadãos que é uma responsabilidade muito grande, mas com as idéias passadas por ele temos uma visão maior e melhor dessa responsabilidade. Não podemos ficar de braços cruzados e ser educadores passivos, que não tem força de vontade de querer e fazer mudar a situação social e educacional do nosso país para melhor.Vamos pesquisar, planejar aulas diversificadas, mostrando aos alunos seus direitos e obrigações como cidadãos, vamos tornar nossos alunos ativos, autônomos.Nós educadores precisamos fazer com que haja a mudança em nossa realidade social, sendo assim, cabe a nós professores ajudar os nossos alunos a transformar essa realidade.
Uma atividade diferenciada trabalhada com minha turma de 2º ano (alfabetização) neste mês de março, foi a construção de um livro intitulado" Livro do Alfabeto", que consistia na escrita de palavras que iniciassem com cada letra, pelos próprios alunos. Em vários dias eram distribuídas figuras com as letras do alfabeto para colagem em folha de ofício e escrita de palavras diversificadas. Os alunos pesquisavam palavras com as iniciais solicitadas, em livros, revistas e realizando troca com colegas, realizando uma interação com os outros. A capa do livro foi confeccionada decorando o desenho da própria letra inicial do seu nome, em tamanho grande. Após terem concluído os livros, foi realizada uma exposição dos mesmos para as outras turmas da escola.
Com esta atividade vários objetivos foram alcançados com a turma, como:
Ampliação do vocabulário dos alunos, identificação das letras do alfabeto, identificação da letra inicial de palavras, realização da relação do nome das letras com os sons da fala que cada uma pode representar na escrita, interação e troca de idéias com os colegas, estimulação do prazer em apresentar uma produção própria para outros sujeitos, realização de pesquisas em lugares e materiais diversificados, desenvolvimento da criatividade e autonomia na criação de um livro.

Bibliografia:
· FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.





Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Maravilha! Uma atividade baseada na Pedagogia da Autonomia. Concordas? Vamos refletir... Beijão