sábado, 17 de abril de 2010

Hora do Conto




No dia 13/04 realizei com minha turma a Hora do Conto da história dos "Pingos"dos autores
Mary e Eliardo França da editora Ática . Como estava trabalhando uma arquitetura pedagógica em forma de projeto sobre a prevenção da Gripe "A", a história encaixou-se bem dentro do assunto, pois a história dos Pingos nos conta de maneira criativa e alegre como devemos tratar alguém que está gripado e como pode se dar a transmissão da doença.
Realizei a contação da história utilizando a técnica do varal, onde conta-se a história, pendurando-a em partes numa cordinha com prendedores.
A técnica foi bem interessante e atraiu bastante a atenção dos alunos que ficaram muito atentos a história. Logo após realizamos um diálogo sobre a história, comparamos os acontecimentos da história com o cotidiano da vida real e reescrevemos a história coletivamente no quadro, para após realizarmos a cópia em folha digitalizada com ilustração do personagem principal da história que é o "Pingo-de-Ouro".
Após a escrita da história confeccionamos os personagens com balões, papéis coloridos, barbante, fita adesiva e canetinhas.
Com os personagens realizamos uma dramatização da história. As crianças se divertiram muito e foram muito espontâneas nas suas atuações.
Realizando atividades com Histórias percebo que o ideal da literatura é fazer com que as crianças unam o entretenimento e a instrução ao prazer da leitura. Portanto a literatura vem educar a sensibilidade, reunindo a beleza das palavras e das imagens. A criança pode desenvolver suas capacidades de emoção, admiração, compreensão do ser humano e do mundo, entendimento dos problemas alheios e dos seus próprios, enriquecendo, principalmente suas experiências escolares, cidadãs e pessoais.
A literatura nada mais é do que uma fonte saudável de alimentação à imaginação infantil. A palavra tem sua beleza própria, mas somente reconhece quem sabe usá-la:

[...]identificação,pelo prazer que toda leitura com pretensões a ser de algum proveito deve provocar na alma da criança, para além de qualquer simplismo de expressão, ou do puro retrato físico de uma modalidade de ser e de sentir, que a criança permenentemente luta por transcender. (Jesualdo, 1978,p.30)

As histórias infantis podem, assim trabalhar a formação moral, social e literária, estabelecendo uma íntima relação com o mundo de fantasias, o qual todas as crianças apresentam em seus momentos particulares, e a transposição do real.

Bibliografia:
JESUALDO. A Literatura Infantil. Tradução de : James Amado. São Paulo:Cultrix, 1978

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Eu acho a hora do conto um momento fantástico, mágico! E quantas atividades desencadeiam uma história bem contada...Você teve muita criatividade nas atividades desenvolvidas, realmente as crianças se envolveram! Adorei as fotos!! =)

Rita Castiglia disse...

obrigada Patrícia! Eu adoro trabalhar com histórias. Realmente é um momento fantástico como disseste. Um abraço! Rita