sexta-feira, 9 de abril de 2010

Construindo e Interagindo com Autonomia


Para Vygotsky, o sujeito é interativo, constrói seus conhecimentos de forma inter e intra-pessoal: primeiramente constrói com os outros e o meio e depois organiza e elabora individualmente. É por meio da troca com outros sujeitos e consigo mesmo que se vai internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, permitindo assim a constituição da consciência e da consciência coletiva.
Vygotsky (1988) destaca a participação do adulto na aprendizagem da criança como incentivador e enriquecedor de suas experiências, ampliando suas perspectivas e induzindo à criação. O ambiente, por mais propício que possa apresentar-se, não configurará de forma eficiente se o educador não estabelecer com o educando uma relação recíproca de acordo com sua postura crítica comprometida com as transformações de nossa sociedade. A atuação do educador deve levar em consideração o conhecimento cotidiano do educando, o educador precisa conhecer e saber realizar as leituras sobre a realidade. "Tomemos como ponto de partida o fato de que a aprendizagem escolar nunca parte do zero. Toda a aprendizagem da criança na escola tem uma pré-história".(Vygotsky,1988,p.104)

Construção de texto coletivo:
Motivados pela montagem de três personagens (através de trabalho de pintura, recorte e colagem) meus alunos foram provocados a construírem uma história que envolvesse os três personagens (um cozinheiro, um palhaço e um bombeiro). Em um 1º momento alguns alunos ficaram apavorados e achavam que não tinha como, mas outros alunos acreditavam que tinha como fazer e iniciou-se uma explosão de idéias
O texto coletivo, então foi formado a partir das idéias colocadas pelos alunos. Eu escrevi as idéias dos alunos no quadro, para a formação do texto. Durante a formação do mesmo, simplesmente coordenei realizando reflexões e verificando a necessidade de alguns ajustes.
Depois de pronto o texto, no quadro, a turma realizou uma leitura coletiva, junto comigo, que ia passando uma régua embaixo das linhas do texto, à medida que a turma ia lendo, para que todos acompanhassem observando a orientação do texto: de cima para baixo, da esquerda para a direita. Esse procedimento foi repetido várias vezes por pequenos grupos, um de cada vez, para que todos se familiarizassem com o texto. Os alunos, também leram individualmente de acordo como iam se sentindo à vontade, para ler em voz alta para a turma.
Foram destacadas no texto as palavras mais significativas e algumas atividades foram geradas com estas palavras, como: contagem do nº de letras, letra inicial e final, separação silábica e formação de novas palavras com as sílabas das mesmas.
O texto foi reproduzido e distribuído aos alfabetizandos para ser lido com a família e escrito no caderno e, para posteriormente, ser utilizado em outras atividades, como por exemplo ser colocado no livro de histórias da turma.
Visualize o texto CLICANDO AQUI
Com esta atividade de construção de texto coletivo, os alunos participaram ativamente do próprio aprendizado com autonomia, trocaram idéias, ajustaram suas próprias falas de acordo com as falas dos outros, construiram um ambiente de cooperação e de interação respeitando as idéias uns dos outros,além de desenvolverem a linguagem e a oralidade.

Bibliografia:
Curso de Formação de Educadores BB Educar.Textos Complementares-Teoria histórico-cultural de Vygotsky.

Vygotsky, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rita que maravilha! Atividade perfeita para promover o trabalho coletivo, a autonomia das crianças! Adorei, e pelo jeito as crianças também gostaram! =)