segunda-feira, 23 de junho de 2008

Noções de Espaço e Tempo

Este semestre letivo possibilitou-me uma vasta compreensão de conceitos referentes aos conhecimentos de espaço e tempo que fazem parte de nosso mundo, através das interdisciplinas Representação do Mundo em Matemática,Estudos Sociais, Ciências Naturais e Seminário Integrador.
Os conceitos de espaço e tempo estiveram presentes nas interdisciplinas como fator fundamental, norteando as mesmas para uma aprendizagem significativa nos levando a muitas formas de ler e interpretar o universo cotidiano que nos cerca.
Muitas vezes lidei com as noções de tempo e espaço no meu dia-a-dia sem me dar conta delas, e , no entanto, essas noções foram se construindo ao longo do semestre, em função das atividades ,leituras , trabalhos coletivos e fóruns propostos pelas interdisciplinas.
De acordo com o que foi proposto pela interdisciplina de Estudos Sociais, pode-se oferecer à criança oportunidades para que ela possa operar com relações espaciais, sabendo localizar-se dentro dos grupos sociais como peça fundamental e importante, podendo analisá-los e compreender estes espaços sociais como construções do homem em determinado tempo na sociedade.
Em Matemática o conceito espaço foi bastante instigado através das formas geométricas, que fazem parte dos objetos e ambientes utilizados no cotidiano, números e operações estão presentes em muitos momentos da vida em nossa rotina diária, o estudo de grandezas e medidas se faz necessário no nosso cotidiano e em várias situações que se apresentam. O vídeo "Balance" me fez refletir sobre como o homem pode agredir o seu ambiente em dimensões maiores do que qualquer outro organismo, podendo provocar completa destruição de ecossistemas atingindo a biosfera como um todo, causando, modificações climáticas, desaparecimento de espécies e uma gama de outros problemas.
O conceito de tempo é um dos mais difíceis de ser entendido na fase inicial da escolaridade, porém é um poderoso auxiliar para que o aluno se torne capaz de sair do campo do raciocínio concreto para pensar reflexivamente. Isso pode ser feito por meio de atividades que vão diferenciando, aos poucos, os diversos conceitos e possibilitando a compreensão da complexidade do tempo.
Trabalhando na área de matemática com horários, contagem de dias, fazendo registros dos dias da semana e dos meses do ano que são assuntos paralelos aos de Estudos sociais e chamando atenção para datas como feriados, aniversários e festas, relacionando-os com acontecimentos do passado e do presente ,pode-se desenvolver planejamentos referentes aos fenômenos naturais como o dia e a noite, estações do ano ou mudanças nas fases da lua, que estão interligados às Ciências Naturais no que diz respeito aos ciclos da natureza.
O professor como mediador, deve criar situações pedagógicas para que o aluno desenvolva suas capacidades intelectuais autônomas e se transforme num observador atento a realidade, capaz de estabelecer relações, comparações e chegar a conclusões sobre o tempo e o espaço em que vive. O professor pode facilitar o processo de aprendizagem utilizando uma gama imensa de materiais, como: relatos orais, imagens , objetos antigos, danças, músicas, narrativas, cartas, lendas, maquetes, utensílios, vestimentas, experimentos e quaisquer outros ítens que possam se transformar em instrumento de construção do conhecimento.
Um ponto muito importante para que o aluno adquira um melhor conhecimento das noções de espaço e tempo é o fato do professor valorizar os conhecimentos, hipóteses e modos de explicar que os alunos já trazem em sua bagagem cultural e também partir de assuntos do cotidiano e dos problemas locais , em que o aluno está inserido , isto facilitará o trabalho e o tornará bastante proveitoso e prazeroso.

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