domingo, 15 de junho de 2008

Grandezas e Medidas


Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam Grandezas e Medidas como um bloco de conteúdos para a matemática no Ensino Fundamental, desde os primeiros anos de escolarização, tendo em vista a importância atribuída ao assunto. Essa importância é caracterizada por ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do aluno, de relevância no mundo em que vivemos.
Muitas atividades cotidianas das crianças envolvem medidas, como por exemplo, observar o tamanho dos objetos, pesos , volumes, temperaturas diferentes , quanto tempo falta para acontecer algo e outras.
A partir dessas práticas adquiridas da convivência social da criança, cabe a nós professores, propor situações-problema, visando a ampliação, ao aprofundamento de seus conhecimentos e à construção de novos significados.
Uma atividade prática e prazerosa que realizei com meus alunos foi realizar medições do quadro, armário, classes, mesa do professor, janelas , porta da sala de aula e etc. com palmos, cordões de 50 cm. de comprimento, palitos e réguas.Também medimos a altura de cada um, através de régua demarcada na parede. Foram feitas as anotações e comparações referentes as medidas registradas. Os próprios alunos tomaram iniciativa e começaram a medir o tamanho de seus pés, de suas mãos , de seus braços e de sua pernas realizando comparações entre sí.
Os alunos participaram ativamente das atividades e demontraram adquirir uma aprendizagem bastante significativa em relação ao assunto.

Nenhum comentário: