sexta-feira, 4 de abril de 2008

Matemática - Classificação e Seriação

As atividades apresentadas na interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática desenvolvem estruturas fundamentais para que os alunos possam construir diversos conceitos matemáticos.
Para conseguirmos compreender bem todas as informações em que somos envolvidos precisamos de mecanismos que nos auxiliem a coletar, organizar, comunicar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, tais como gráficos e tabelas. Por isso é tão importante que a criança desde o início do processos do letramento esteja em contato com instrumentos que ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que a cerca.
Trabalho com 2º ano e fiquei motivada com os exemplos dados pela professora na atividade 4 ,por isso , em uma de minhas aulas realizei um levantamento de dados juntamente com meus alunos e descobrimos as brincadeiras preferidas de cada um, montamos um gráfico com caixinhas de fósforos ,realizamos a visualização do resultado e fizemos comparações , contagens e comentários.
Depois de explorarmos bem os resultados, cada aluno montou uma tabela individual, demonstrando os resultados do gráfico.
Através desta atividade , juntamente com meus alunos ,consegui realizar a leitura e organização das informações, análise de dados, comparações e classificações. O gráfico com as caixinhas foi um recurso visual e concreto que possibilitou aos alunos um entendimento imediato.
Ao realizar esta atividade os alunos puderam recolher dados sobre suas preferencias do cotidiano e pode ser realizada utilizando várias outras variantes como: alimentos preferidos, cores preferidas, time que torce,etc.

Para mim, trabalhar este tipo de atividade foi uma experiência nova e bastante enriquecedora.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Rita de Cássia sua reflexão Síntese comprova a sua prática realizada em sala de aula conforme postagens anteriores no seu Blog portfólio. Ao deter-se nas Interdisciplinas lúdicas o relevante foi à aplicabilidade das mesmas, comprovados com os trabalhos realizados pelos alunos. Quanto ao tempo, 10min é pouco se faz necessário adaptar- se tempo-espaço, pois quando se defende uma monografia temos 20min, na defesa de uma tese temos 30min é pouco tempos, se compararmos a relevância do ato em si. Essa prática o Curso deve proporcionar aos acadêmicos, que num futuro breve terão que defender sua monografia diante de um jurado. É hora de desenvolver, pois é uma oportunidade única. Sua Reflexão é concernente a sua defesa, parabéns! Sugiro que de mais uma olhadinha nos possíveis erros de digitação. E poste no seu Portfólio. Um grande abraço, Professora Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS POA

Geny disse...

Querida aluna Rita de Cássia sua reflexão Síntese comprova a sua prática realizada em sala de aula conforme postagens anteriores no seu Blog portfólio. Ao deter-se nas Interdisciplinas lúdicas o relevante foi à aplicabilidade das mesmas, comprovados com os trabalhos realizados pelos alunos. Quanto ao tempo, 10min é pouco se faz necessário adaptar- se tempo-espaço, pois quando se defende uma monografia temos 20min, na defesa de uma tese temos 30min é pouco tempos, se compararmos a relevância do ato em si. Essa prática o Curso deve proporcionar aos acadêmicos, que num futuro breve terão que defender sua monografia diante de um jurado. É hora de desenvolver, pois é uma oportunidade única. Sua Reflexão é concernente a sua defesa, parabéns! Sugiro que de mais uma olhadinha nos possíveis erros de digitação. E poste no seu Portfólio. Um grande abraço, Professora Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS POA