Para conseguirmos compreender bem todas as informações em que somos envolvidos precisamos de mecanismos que nos auxiliem a coletar, organizar, comunicar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, tais como gráficos e tabelas. Por isso é tão importante que a criança desde o início do processos do letramento esteja em contato com instrumentos que ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que a cerca.
Trabalho com 2º ano e fiquei motivada com os exemplos dados pela professora na atividade 4 ,por isso , em uma de minhas aulas realizei um levantamento de dados juntamente com meus alunos e descobrimos as brincadeiras preferidas de cada um, montamos um gráfico com caixinhas de fósforos ,realizamos a visualização do resultado e fizemos comparações , contagens e comentários.
Trabalho com 2º ano e fiquei motivada com os exemplos dados pela professora na atividade 4 ,por isso , em uma de minhas aulas realizei um levantamento de dados juntamente com meus alunos e descobrimos as brincadeiras preferidas de cada um, montamos um gráfico com caixinhas de fósforos ,realizamos a visualização do resultado e fizemos comparações , contagens e comentários.
Depois de explorarmos bem os resultados, cada aluno montou uma tabela individual, demonstrando os resultados do gráfico.
Através desta atividade , juntamente com meus alunos ,consegui realizar a leitura e organização das informações, análise de dados, comparações e classificações. O gráfico com as caixinhas foi um recurso visual e concreto que possibilitou aos alunos um entendimento imediato.
Ao realizar esta atividade os alunos puderam recolher dados sobre suas preferencias do cotidiano e pode ser realizada utilizando várias outras variantes como: alimentos preferidos, cores preferidas, time que torce,etc.
Através desta atividade , juntamente com meus alunos ,consegui realizar a leitura e organização das informações, análise de dados, comparações e classificações. O gráfico com as caixinhas foi um recurso visual e concreto que possibilitou aos alunos um entendimento imediato.
Ao realizar esta atividade os alunos puderam recolher dados sobre suas preferencias do cotidiano e pode ser realizada utilizando várias outras variantes como: alimentos preferidos, cores preferidas, time que torce,etc.
Para mim, trabalhar este tipo de atividade foi uma experiência nova e bastante enriquecedora.
2 comentários:
Querida aluna Rita de Cássia sua reflexão Síntese comprova a sua prática realizada em sala de aula conforme postagens anteriores no seu Blog portfólio. Ao deter-se nas Interdisciplinas lúdicas o relevante foi à aplicabilidade das mesmas, comprovados com os trabalhos realizados pelos alunos. Quanto ao tempo, 10min é pouco se faz necessário adaptar- se tempo-espaço, pois quando se defende uma monografia temos 20min, na defesa de uma tese temos 30min é pouco tempos, se compararmos a relevância do ato em si. Essa prática o Curso deve proporcionar aos acadêmicos, que num futuro breve terão que defender sua monografia diante de um jurado. É hora de desenvolver, pois é uma oportunidade única. Sua Reflexão é concernente a sua defesa, parabéns! Sugiro que de mais uma olhadinha nos possíveis erros de digitação. E poste no seu Portfólio. Um grande abraço, Professora Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS POA
Querida aluna Rita de Cássia sua reflexão Síntese comprova a sua prática realizada em sala de aula conforme postagens anteriores no seu Blog portfólio. Ao deter-se nas Interdisciplinas lúdicas o relevante foi à aplicabilidade das mesmas, comprovados com os trabalhos realizados pelos alunos. Quanto ao tempo, 10min é pouco se faz necessário adaptar- se tempo-espaço, pois quando se defende uma monografia temos 20min, na defesa de uma tese temos 30min é pouco tempos, se compararmos a relevância do ato em si. Essa prática o Curso deve proporcionar aos acadêmicos, que num futuro breve terão que defender sua monografia diante de um jurado. É hora de desenvolver, pois é uma oportunidade única. Sua Reflexão é concernente a sua defesa, parabéns! Sugiro que de mais uma olhadinha nos possíveis erros de digitação. E poste no seu Portfólio. Um grande abraço, Professora Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS POA
Postar um comentário