domingo, 13 de abril de 2008

Aulas de Estudos Sociais

Nas aulas de Estudos Sociais devemos articular o conhecimento histórico com as experiências e o repertório de conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula e que se enraízam em seu cotidiano. Nós professores temos sempre que utilizar atividades dinâmicas introdutórias que permitam verificar o que os alunos sabem sobre o assunto a ser trabalhado, ao mesmo tempo que são motivados para o estudo dos temas propostos.
Um dos objetivos principais de Estudos Sociais é levar o aluno a construir progressivamente um repertório de informações que lhe permitam compreender o mundo histórico e social que está inserido e o preparem para intervir ativamente na sociedade.
Como trabalho com 2º ano (ensino de 9 anos) , na programação introduzo o estudo partindo de referências significativas para as crianças, como a infância, brincadeiras infantis, a família e a escola. Outros temas são trabalhados de acordo com os projetos desenvolvidos pela escola , como por exemplo: os indígenas , cultura afro , respeito às diferenças, paz, aniversário da escola, aniversário do município, folclore e etc.
Acontecimentos importantes são muito aproveitados na programação de conteúdos, cito o exemplo de que neste ano teremos eleições para vereadores e prefeito, e este tema será desenvolvido com grande ênfase, mostrando aos alunos como acontecem eleições e a importância do voto.

De acordo com leituras que realizei no PCN ( História e Geografia - Volume 5), nas orientações didáticas propõe-se que o professor:

  • Crie momentos de trocas de informações e opiniões, avalie essas informações identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões;
  • Proponha novos questionamentos, informe sobre dados desconhecidos e organize pesquisas e investigações;
  • Selecione materiais de fonte de informação diferentes para que sejam estudados em sala de aula,
  • Promova visitas e pesquisas em locais ricos em informações,
    proponha que os estudos realizados se materializem em produtos culturais, como livros, murais, exposições, teatros, maquetes, quadros cronológicos, mapas, etc.

Estas orientações foram bastante importantes, pois , me serviram como indicadores para novas propostas de trabalhos a serem realizadas com os alunos.

Nenhum comentário: