segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ensinando Ciências Naturais



A partir das experiências que adquiri através do módulo 1 da interdisciplina Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais, notei o quanto é importante que haja espaço para que os alunos exponham seus modos de interpretar o mundo. O aluno , como agente no aprendizado , deve ser estimulado a confrontar seus valores e conhecimentos com aqueles propostos pela Ciência. Dessa maneira , a criança pode rever as explicações propostas, aceitá-las, ampliá-las e modificá-las.
Nas representações realizadas pelos alunos referentes a água, surgiram diferentes produções, como: cachoeiras, rios , lagos, copos , torneiras, chuveiros, chuva, cano e gotas. A partir destas produções pode-se desenvolver um trabalho sobre água envolvendo vários aspectos, desde a sua composição, como chega até nossas casas, a problemática causada pela falta da água e poluição dos rios , doenças causadas pela água (Dengue), experimentos com água envolvendo seus estados físicos, curiosidades , até pesquisas referentes a qualidade da água utilizada na comunidade. Um conteúdo pode ser desenvolvido com a intenção de que os alunos se apropriem do conhecimento científico e desenvolvam uma autonomia no pensar e agir, é importante conceber a relação de ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos, em que cada um , a seu modo e com determinado papel, está envolvido na construção de uma compreensão dos fenômenos naturais e suas transformações, na formação de atitudes e valores humanos.

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