sábado, 3 de novembro de 2007

Dramatização de Fotos

Ao realizar a atividade proposta na Interdisciplina Teatro e Educação, ampliei meus conhecimento ao identificar que o ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade.Ao observar uma criança em suas primeiras manifestações dramatizadas, o jogo simbólico, percebe-se a procura na organização de seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente.
Ao participar de atividades teatrais, o aluno, tem a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual e o coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher e a ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações, com a finalidade de organizar a expressão de um grupo. Realmente , pude constatar que isto tudo acontece ao realizar com meus alunos o trabalho de dramatização de fotos, cujo tema era referente as brincadeiras infantis,escolhidas e organizadas em grupos , pelas próprias crianças.
Brincadeiras dramatizadas e representadas nas fotos: Estátua, Coelhinho sai da Toca e Escravos de Jó.
Bibliografia:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Volume 6, Arte, Brasília,1997, p.83.

Nenhum comentário: