sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Brincadeiras Independentes


Segundo material estudado referente ao Papel do jogo na Educação das Crianças da Profª Gisela W. França, indicado através da interdisciplina Ludicidade e Educação, quero colocar que apreciei muito a parte em que ressalta que brincadeiras independentes , na escola ,podem transformar-se em recurso pedagógico pré-escolar de construção do conhecimento pelas crianças e como instrumento de organização autônomo e independente das mesmas, considerando-se que as brincadeiras que as crianças trazem de casa ou da rua e que organizam independentemente do adulto são como diagnóstico daquilo que já conhecem, seja do mundo físico ou social assim como do afetivo.
Em um período , uma vez por semana, oportunizo meus alunos a terem um momento para brincarem livremente no pátio da escola com brinquedos como: carrinhos, bonecos, bonecas, panelinhas, ou outros que mais gostem. Durante as brincadeiras observo-os e noto o quanto demontram suas vivências , seus repertórios de vida. Já presenciei situações de alunas imitando suas mães, xingando e batendo muito em seus filhos, um menino que imitava seu padrasto alcoólatra, outros alunos simulando assaltos ou cenas de violência que vivenciam ou vêem através de televisão, rádio ou jornal. Após observar todas essas experiências expostas pelas crianças, procuro agora depois dos estudos realizados nesta interdisciplina , como mediadora ,levar os assuntos e as questões abordadas nas brincadeiras para a sala de aula auxiliando as crianças nas suas reais necessidades e buscas em compreender e agir sobre o mundo em que vivem.
Fotos dos alunos brincando no pátio da escola, de casinha:

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