sábado, 17 de novembro de 2007

Contos de Fadas



Estudar a importância dos Contos de Fadas na vida das crianças, através da Interdisciplina Literatura , foi algo bastante enriquecedor para minhas aprendizagens. Pude reconhecer que mesmo repetidos por vários séculos,os Contos de Fadas não perdem a atualidade e a magia porque tratam de conflitos humanos de socialização e trazem mensagens essenciais ao desenvolvimento da criança.É possível encontrar em vários deles citações sobre nascimentos, rupturas de laços familiares, sucessos e fracassos. Ler Contos de Fadas proporciona o contato com os conflitos humanos, traz familiaridade com a estrutura narrativa e favorece o conhecimento da linguagem literária. De acordo com a matéria que li nas páginas 52 a 54 , da Revista Nova Escola ,edição de setembro de 2005, editora Abril, para a escritora Ana Maria Machado, os Contos de Fadas ,pertencem ao Gênero literário mais rico do imaginário popular .
"Essas histórias funcionam como válvula de escape e permitem que a criança vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, saindo mais feliz dessa experiência".
A idéia foi difundida após a divulgação dos estudos do psicólogo austríaco Bruno Bettelhein (1903-1990). Para ele nenhum tipo de leitura é tão enriquecedor e satisfatório do que os Contos de Fadas, pois eles ensinam sobre os problemas interiores dos seres humanos e apresentam soluções em qualquer sociedade. Ou seja,a fantasia ajuda a formar a personalidade e por isso não pode faltar na educação.

Nenhum comentário: