domingo, 26 de setembro de 2010

Despertar


Ao me tornar professora, muito jovem, aos 16 anos, não tinha consciência do que seria realmente minha profissão, trazia uma bagagem teórica estudada no magistério, sonhos, ilusões e vontade de trabalhar.
Com o passar do tempo, com a vivência de novas experiências, analisando situações e interpretando fatos que ocorriam dentro da educação é que “despertei” para a responsabilidade e grandiosidade de minha profissão. Cada vez mais tornou-se necessário refletir nas questões que eram relativas a mim , como professora, dentro do processo educativo.
Procuro estar sempre pronta para um “novo despertar”, e descobrir cada vez mais novos métodos, técnicas e idéias inovadoras para a melhoria do ensino dos alunos.
O professor não pode ficar estático perante todos os fatos novos que acontecem em torno de sua profissão, principalmente quando também ocorrem insucessos dos alunos. Não pode só cumprir seu papel de qualquer maneira, sendo apático as situações diversas, não pode fraquejar e deve sempre tentar buscar novas soluções e algo novo.
Cabe ao professor, sempre , se auto avaliar e questionar-se sobre seu desempenho e como está desenvolvendo seu papel de educador, dentro do contexto social em que vive.
Como educadores devemos estar sempre prontos para um “novo despertar”, relacionado a coragem de enfrentar mudanças e diversas situações, procurando a melhor saída, buscando novos ideais.
Esta oportunidade de estar cursando PEAD, de ler e refletir sobre vários textos e idéias de diversos autores está sendo muito interessante, pois estou repensando assim, minha prática docente e despertando para uma nova visão e compreensão da realidade .

Como me disse a professora Marlusa da interdisciplina de matemática, através de e-mail em 25/04/2008, em um momento que eu estava bastante angustiada, insegura e confusa:

" Dúvidas permanentes e certezas provisórias são o segredo da verdadeira aprendizagem".
(MARLUSA, 2008)
Nunca esqueci estas palavras e até hoje, durante os momentos de insegurança na produção do TCC, lembro-me delas e consigo seguir adiante. Tenho fé que vou vencer todas as dificuldades, angústias e inseguranças e vou conseguir "despertar" para muitas aprendizagens novas que me trarão muita alegria e me farão melhorar como profissional e pessoa.
Agradeço a Deus e a todos que me apoiam e me acompanham nesta longa caminhada!

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que lindo Rita! Meus parabéns e sucesso em sua caminhada!

Abraços