domingo, 16 de novembro de 2008

Desenvolvimento da Gestão Democrática


Voltada para um processo de decisão baseado na participação e na deliberação pública, a gestão democrática expressa um anseio de crescimentos dos indivíduos como cidadãos e do crescimento da sociedade enquanto sociedade democrática.
Vários mecanismos são utilizados para o desenvolvimento da gestão democrática , como o Conselho Municipal da Educação, Conselho do FUNDEB, Conselho Escolar, Orçamento Participativo na Educação, Eleições para diretores, Elaboração coletiva do Plano Político Pedagógico, Conselho de Classe Participativo, etc.
Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola.
Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar.
Apesar das mudanças legais e reais na organização da gestão do trabalho pedagógico na escola pública, frente à autonomia, participação, construção do projeto político pedagógico coletivamente, e outros mecanismos já citados, falta muito ainda para que se possa atingir uma gestão plenamente democrática tendo em vista que exige muito envolvimento coletivo ,diálogo, troca de idéias e mudança no pensamento das pessoas que trabalham na escola, particularmente dos docentes, que por vezes pensam que a participação comunitária pode ameaçar sua autoridade pedagógica e dos dirigentes escolares que muitas vezes não gostam de socializar o poder.

Nenhum comentário: