quinta-feira, 6 de novembro de 2008

DEPRESSÃO

Vimos, a partir do Projeto Temático Depressão, que esta é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária podem ser atingidas. Em crianças e idosos a doença tem suas características particulares, sendo em ambos os grupos também freqüente. Convivo a muitos anos com uma pessoa adulta que sofre deste mal , então acompanho de perto o sofrimento desta pessoa que na maioria das vezes é mau interpretada e julgada por outros indivíduos, o que atrapalha muito no seu tratamento. A depressão afeta o dia-a-dia da pessoa, noto que muitas vezes para o depressivo é muito difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza de acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais torna-se um peso: trabalhar, dedicar-se a uma outra pessoa, cuidar dos filhos, entre outros afazeres tornam-se apenas obrigações penosas, ou mesmo impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas.
O que mais me impressiona é que esta doença está atingindo cada vez mais um número maior de pessoas, prejudicando de forma significativa a vida de muitos indivíduos (dos próprios depressivos e das pessoas que convivem com eles ).
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, e nem sempre é possível saber porque a pessoa está assim.
O mais importante ao conviver com pessoas que sofrem de depressão é sempre mostrar que acredita nelas, que são capazes de melhora, que são importantes e que possuem um valor muito grande dentro da família, têm que se sentir amadas e protegidas, acompanhar juntamente com elas o tratamento médico ou psicoterápico, nunca deixar uma pessoa depressiva abandonada ou perder a "paciência" com ela, por mais que isto seja difícil ou duro de encarar.

Nenhum comentário: