domingo, 12 de outubro de 2008

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO


A Constituição Federal (1988), art.205, afirma que "A educação é direito de todos". Sendo assim, a educação está baseada na aceitação das diferenças e na valorização do indivíduo, independente dos fatores físicos e psíquicos, valorizar as diferenças e o potencial de todos. A educação inclusiva não se refere apenas aos deficientes físicos, mas, sim, a todas as pessoas com necessidades educacionais especiais.
As instituições de ensino têm de mudar e se organizar para atender a essa diversidade. Infelizmente, o que se vê na rede privada e pública é o despreparo profissional, a falta de estrutura física e logística para atender a essa demanda.
Para a inclusão se tornar real os currículos devem atender as necessidades especiais. Não resolve apenas o agrupamento de crianças com necessidades especiais na escola regular, se esta não atende as suas verdadeiras demandas de sociabilidade e formação educacional.
Apesar das dificuldades, existem importantes avanços. Com isso, os alunos vão sendo inseridos na educação de forma direta, participando da rotina escolar, tendo seus limites respeitados. Entre as atividades oferecidas destaca-se a grande participação e entusiasmo dos alunos especiais em práticas pedagógicas através de projetos de danças, pinturas, música, teatro, desenhos e outros, proporcionando o bem estar e a inclusão de todos.


Para entender melhor como se dá o processo de inclusão na educação acesse nosso WIKI de Projeto de Aprendizagem, referente ao assunto, clicando aqui

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