domingo, 28 de setembro de 2008

Aprendizagem na Vida Adulta


Jean Piaget nos coloca que o período das Operações Formais é quando se dá o desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratas. Do pensamento concreto, sobre coisas , passa para o pensamento abstrato, "hipotético-dedutivo", isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses.
Como experiência própria ,certa vez, realizando estudos em uma das interdisciplinas do PEAD, encontrei-me em situação de muita insegurança e bastante confusa nas minhas idéias em relação a um assunto proposto. Em conflito com minhas hipóteses formuladas, pedi auxílio a professora que então disse-me:
"A verdadeira mudança causa essa sensação de insegurança. É como se nos faltasse o chão. Dúvidas permanentes e certezas provisórias são o segredo da verdadeira aprendizagem. Não te preocupes logo estarás sentindo-se segura novamente". (Marlusa B., 2008)
Ao ler as palavras da professora, através do correio eletrônico, pude compreender perfeitamente como estava acontecendo comigo o processo de abstração e compreensão, enfim, de aprendizagem, e consequentemente como ela ocorre em nós adultos.
Adquirir conhecimentos, como aluna do PEAD, está sendo uma experiência marcante onde consigo perceber realmente como está ocorrendo em minha vida a objetivação, percepção de valores relativos, tolerância à frustração, socialização de respostas, aceitação de responsabilidades e cada vez mais uma maior maturidade social, emocional e intelectual.

Nenhum comentário: