sábado, 22 de maio de 2010

Tecnologia na Educação







A chegada das Tecnologias de Informação e comunicação na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente, de sua comunidade interna e externa.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (Computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas.As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem com as novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Se a escola não inclui a tecnologia na educação das novas gerações,ela está na contramão da história, alheia ao espírito do tempo. Quando o professor convida o aluno a visitar um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagógicamente para a inclusão deste aluno no mundo tecnológico.
A contribuição da educação para a inclusão do aluno, no mundo tecnológico, exige um aprendizado prévio por parte do professor.
Perrenoud (2000), diz que "as tecnologias da informação e da comunicação são instrumentos que podem ser criadoras e recriadoras da realidade na escola, por este motivo é que devem ser utilizadas de forma responsável no sentido de se obter resultados satisfatórios, ajudando ao professor a cumprir sua função social na escola, tendo o máximo de cuidados para não obter resultados contraditórios".

No dia 21/05, o Diretor da escola em que trabalho, instalou na sala de telecine da escola , um Noot Book interligado na TV digital de 42 polegadas. A partir desta ação pude trabalhar com os alunos, no computador, jogos de alfabetização, como: jogo dos pares (palavras/figuras), quebra-cabeça (palavras/figuras) jogo de memória (palavra/figura, figura/primeira letra). Um aluno de cada vez realizava uma jogada no computador enquanto todos os outros podiam acompanhar as jogadas visualizando pela TV. Os alunos auxiliavam os colegas, davam opiniões e realizavam comentários. Por enquanto nossa escola está sem LABIN (está previsto para ser montado em julho, com 30 computadores), por tanto no momento, precisamos realizar trabalhos que envolvem as tecnologias com o que temos, mesmo sendo um material precário.
A atividade dos jogos no computador foi bastante rica e proveitosa, todos os alunos de minha turma puderam participar e acompanhar pela TV todos os movimentos dos jogos. Além de desenvolverem o manuseio do computador, os alunos desenvolveram também a leitura e a escrita de palavras.

Bibliografia:
Integração das Tecnologias na Educação-Salto para o Futuro-Secretaria de Educação à Distância.Brasília:Ministério da Educação,Seed,2005.204p.;il
PERRENOUD, Phillippe. Dez Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed.2000.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Rita!

O grande desafio do uso do computador na escola não será aprender a usar a tecnologia, mas usar a tecnologia para aprender. Concordas?

Abraços