quarta-feira, 4 de novembro de 2009

*Temas Geradores - Paulo Freire



Na década de 1960, Paulo Freire, educador brasileiro, desenvolveu uma obra caracterizada mais como uma reflexão sobre o significado da educação, do que um método como muitos educadores denominam. Esta reflexão desenvolveu uma maneira de alfabetizar adultos das classes populares que incluía palavras e temas geradores.
A idéia de temas geradores foi ampliada e aplicada também em outras modalidades e níveis de ensino. Em síntese o tema gerador é retirado da realidade vivenciada do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu vocabulário utilizado e da comunidade onde vive. Em seguida, o educador juntamente com seus alunos, desenvolve um momento de tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas. Concluindo, o professor desafia e inspira o aluno a superar a visões distorcidas ou alienadas sobre o mundo, para obter uma postura conscientizada sobre ele. Nesse sentido o aluno explora o tema, faz uma reflexão individual e coletiva para depois se posicionar criticamente diante dos problemas sociais que enfrenta sua comunidade, seu bairro ou seu país.
"...Daí a necessidade fundamental que tem o educador popular de compreender as formas de resistência das classes populares, suas festas, suas danças, seus folguedos, suas lendas, suas devoções, seus medos, sua semântica, sua sintaxe, sua religiosidade".(FREIRE, 1993:48)
Nesse pequeno trecho de Paulo Freire, citado acima, resume-se que reconhecer-se como educador popular é assumir-se parte do processo de aprendizagem, comprometer-se com o saber popular é assumir-se como parte do processo de aprendizagem, comprometer-se com o saber popular, é conhecer a história do nosso educando da qual também somos parte integrante e para trabalharmos com a idéia de temas geradores isto deverá ser imprescindível.


Bibliografia:
FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In:_______. Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. P.89-101.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 4ª edição. São Paulo, Cortez, 1993. P.48.
VANTI, Elisa. Projetos Interdisciplinares. 1ª edição. Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2007. p.26.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Rita de Cássia,
Realmente o tema gerador deve ser elaborado em cima da realidade do aluno.
Desejando dar minha contribuição em sua reflexão que por sinal é ótima
*** As Palavras Geradoras no processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos seguindo três etapas:
1. Etapa de investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno dentro do vocabular da comunidade onde vive.
2. Etapa de tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados dos temas e palavras.
3. Etapa de problematização: momento em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e a crítica do mundo, para uma postura conscientizada.
• Paulo freire e suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização de jovens e adultos operários.
• Hoje, a maioria dos pedagogos desenvolvem seus trabalhos tendo como base os conceitos de Paulo Freire.
• Pode usar o Método em Projetos de Aprendizagens adaptando a realidade de sua sala de aula. (os alunos convidados para elaboração da questão geradora ou norteadora de acordo com os interesses do alunado, na certeza que vai ser muito produtivo os conteúdos ou habilidades a serem trabalhadas).
Agradeço suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACE#D/UFRGS