segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As Emoções e a Aprendizagem


Ao ler o texto "Aprender com os Outros" refleti no quanto a afetividade pode impedir, provisoriamente, que um aluno compreenda um determinado conteúdo ou estabeleça uma determinada relação com as regras. Nosso estado emocional perante uma tarefa ou determinada atividade poderá intervir muito no seu desenvolvimento. Podemos sentir prazer, decepção, sentimentos de fadiga, de aborrecimento ou de descontentamento. Quem de nós já não passou pela experiência de ter que realizar uma atividade com sentimento de descontentamento e tristeza ou, o contrário, com sentimento de prazer e alegria? Realmente acredito que isto faz muita diferença na hora da aprendizagem. As emoções e sentimentos são fundamentais nos processos de desenvolvimento dos seres humanos e nas suas aprendizagens.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Rita quais evidências te levam a esse argumento? Cite alguma situação que ilustre seu pensamento... Em seu ponto de vista, qual a relação entre emoção e aprendizagem? Abraços

Rita Castiglia disse...

Aquilo que sentimos ( prazer, trsteza, raiva, alegria, descontentamento, etc.) evidenciam o quanto as emoções podem intervir no desenvolvimento de um determinado trabalho. Se realizamos um trabalho sentindo raiva ou tristeza ele não ficará tão bom quanto um trabalho realizado com prazer e alegria.