O reconhecimento da importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação favoreceu a incorporação de diferentes tecnologias em minha vida pessoal , em minhas práticas pedagógicas e em outras atividades. No telecentro da escola onde trabalho, as tecnologias foram utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar aos alunos uma aprendizagem que pudesse trazer contribuições significativas.
No processo de incorporação das tecnologias em minhas experiências, aprendi a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como as novas possibilidades de comunicação e interação, o que propiciou-me novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento. A educação do cidadão, não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico - tecnológico, cuja característica geral está na informação digitalizada como nova estrutura básica, como novo modelo de produçaõ. O computador e a internet definem uma nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional. Se nós, professores, não incluirmos a tecnologia na educação das novas gerações, estaremos na contramão da história, alheios ao espírito do tempo. Quando convido o aluno a visitar um site, eu não apenas lanço mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribuo pedagógicamente para a inclusão deste aluno no mundo tecnológico.
A contribuição da educação para a inclusão do aluno, no mundo tecnológico, exige um aprendizado prévio por parte do professor.
Desde que iniciei o curso PEAD, meu crescimento nas aprendizagens da área tecnológica foram evidentes. Inicialmente eu só sabia utilizar editores de texto para preparar avisos e trabalhinhos para os alunos. A utilização do correio eletrônico e de ferramentas diversificadas, construção de Pbwkis, Blogs, montagem de gráficos e tabelas, pesquisas na internet, edição de imagens, acesso a jogos, inclusão de links, leitura e criação de hipertextos, produções e apresentações no MS Power Point, acesso e habilidade para estudar no ambiente ROODA, foram grandes conquistas na área tecnológica adquiridas lentamente por mim.
A construção de um Blog da turma , contendo atividades trabalhadas durante o ano letivo, participação de eventos , fotos , notícias e convites foi um grande passo tecnológico em minha vida profissional, juntamente com meus alunos. Pesquisas na internet, realizadas durante o semestre referentes a grupos musicais de minha cidade, obras de arte, biografia de autores e compositores, letras de música, poesias, histórias infantis , imagens diversas, informações referentes a teatro fizeram parte de meus estudos e foram imprescendíveis.
Creio que meu aprendizado na área tecnológica foi bastante significativo, devendo ainda ser ampliado cada vez mais na busca de novos conhecimentos nesta área.
No processo de incorporação das tecnologias em minhas experiências, aprendi a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como as novas possibilidades de comunicação e interação, o que propiciou-me novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento. A educação do cidadão, não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico - tecnológico, cuja característica geral está na informação digitalizada como nova estrutura básica, como novo modelo de produçaõ. O computador e a internet definem uma nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional. Se nós, professores, não incluirmos a tecnologia na educação das novas gerações, estaremos na contramão da história, alheios ao espírito do tempo. Quando convido o aluno a visitar um site, eu não apenas lanço mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribuo pedagógicamente para a inclusão deste aluno no mundo tecnológico.
A contribuição da educação para a inclusão do aluno, no mundo tecnológico, exige um aprendizado prévio por parte do professor.
Desde que iniciei o curso PEAD, meu crescimento nas aprendizagens da área tecnológica foram evidentes. Inicialmente eu só sabia utilizar editores de texto para preparar avisos e trabalhinhos para os alunos. A utilização do correio eletrônico e de ferramentas diversificadas, construção de Pbwkis, Blogs, montagem de gráficos e tabelas, pesquisas na internet, edição de imagens, acesso a jogos, inclusão de links, leitura e criação de hipertextos, produções e apresentações no MS Power Point, acesso e habilidade para estudar no ambiente ROODA, foram grandes conquistas na área tecnológica adquiridas lentamente por mim.
A construção de um Blog da turma , contendo atividades trabalhadas durante o ano letivo, participação de eventos , fotos , notícias e convites foi um grande passo tecnológico em minha vida profissional, juntamente com meus alunos. Pesquisas na internet, realizadas durante o semestre referentes a grupos musicais de minha cidade, obras de arte, biografia de autores e compositores, letras de música, poesias, histórias infantis , imagens diversas, informações referentes a teatro fizeram parte de meus estudos e foram imprescendíveis.
Creio que meu aprendizado na área tecnológica foi bastante significativo, devendo ainda ser ampliado cada vez mais na busca de novos conhecimentos nesta área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário