terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O Lúdico na Sala de Aula


O Lúdico apresenta valores para todas as fases da vida humana. O brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, constituindo-se por isso em peça importantíssima na sua formação. Seu papel transcende o mero controle de habilidades , é muito mais abrangente. Através das atividades lúdicas a criança constrói seu próprio mundo. Jogar, responde à necessidade de garantir uma posição ativa de ser sujeito em uma experiência, dominando-a. No jogo de papéis , a criança assume papéis da vida adulta, e isso proporciona que ela faça mediação entre o real e o imaginário.
Através dos jogos, o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo ensino – aprendizagem e sua auto estima, porém, o educador deve ter cuidado de como são afixados os jogos em seus fins pedagógicos , para que não se transformem em atividade dirigida e manipuladora. Se isso ocorrer o jogo deixará de ser jogo pois não será caracterizado com liberdade e espontaneidade.
Uma das alternativas adotadas pelos educadores para que este problema da anulação do sentido do Lúdico não aconteça é evitar a intervenção no jogo.
O papel do professor é de fundamental importância para a difusão e aplicação de recursos lúdicos. O professor ao se conscientizar das vantagens do lúdico, adequará a determinadas situações de ensino, utilizando-as de acordo com suas necessidades. Uma aula inspirada no lúdico, não é necessariamente aquela que ensina conteúdos com jogos, mas aquela em que as características do brincar estão presentes, influindo no modo de ensinar do professor, na seleção dos conteúdos, no papel do aluno. O professor interessado em promover mudanças, como pesquisador estará em busca de ações educativas eficazes. Utilizando o lúdico o aprendizado se daria em um ambiente mais agradável, pontuado pela coragem de professores que não tem medo de sonhar. Uma aula lúdica é uma aula que se assemelha ao brincar - atividade livre, criativa, imprevisível, capaz de absorver a pessoa que brinca, não centrada na produtividade. A tensão do direito de saber, a vontade de participar e a alegria da conquista estarão presentes em todos os momentos desta aula. Através do lúdico o aluno desenvolve potencialmente sua criatividade e o indivíduo criativo é um elemento importante para o funcionamento efetivo da sociedade, pois é ele que faz e promove mudanças.
Através do Lúdico pode-se trabalhar vários conteúdos, pude perceber isto ao realizar trabalhos envolvendo contação de histórias, música, teatro , artes visuais, confecções de brinquedos ou jogos de sucatas e que muitas vezes estavam entrelaçados com assuntos diversos como meio ambiente, numerais , leitura e escrita, etc..
Nos diz o texto: "Brincar na sala de aula é uma aposta".
Acredito que todos nós , professores , que acreditamos em mudanças, que somos curiosos e que estamos sempre em busca de ações educativas eficazes, devemos sim apostar no Lúdico na Sala de Aula, para mim Sala de Aula é sim ,Lugar de Brincar.



Um comentário:

blog da prof. silvane disse...

ola sou educadora, graduada em pedagogia, estou terminando a pos graduação em alfabeização e letramento - estamos fazendo uma artigo sobre o ludico na alfabetização, encontrei sua materia, e servirá de apoio em meu artigo.


gratal.