domingo, 18 de maio de 2008

Linha do Tempo

Através da Interdisciplina de Estudos Socias tive a oportunidade de realizar a linha do tempo, referente a minha vida. Foi bastante interessante reavivar em minha memória acontecimentos marcantes que se passaram . Fazendo este tipo de trabalho consegui reconstituir a história de minha própria vida e de outras pessoas próximas a mim. O conhecimento do passado se torna importante para nós pois é indispensável para a compreensão do presente, das mudanças que já se processaram e para perceber a possibilidade de um futuro diferente do presente.
Cronologia de Fatos Marcantes de Minha Vida
1968 Meu nascimento
1973 No natal ganhei minha primeira bicicleta
1974 Ingressei na 1ª série no Grupo Escolar Vera Cruz
1975 Contraí a doença hepatite
1976 Passei a estudar na Escola Particular Santa Rita de Cássia (3ª série)
1977 Desfilei como baliza da Banda Marcial da Escola Santa Rita de Cássia
Fiz minha 1ª Eucaristia
1978 Desfilei novamente como baliza da Banda Marcial da Escola Santa Rita de Cássia
1981 Minha Formatura da 8ª série na Escola Santa Rita de Cássia.
Participei de entrevistas para seleção concorrendo a vagas no curso Magistério na Escola Dom Feliciano.
1982 Ingressei no curso de Magistério na Escola Dom Feliciano
1985 Realizei meu estágio como professora na Escola Municipal Vera Cruz com turma de 3ª série Minha Formatura no Curso de Magistério
Meu 1º Contrato pela Prefeitura de Gravataí como professora ( na Escola Municipal Vera Cruz)
Prestei vestibular na FAPA (História) mas não consegui vaga
1986 Meu Noivado
1987 Realizei concurso e consegui meu 2º contrato como professora do Município de Gravataí ( na escola Municipal Vera Cruz)
Meu casamento
Falecimento de minha avó materna (pessoa muito especial em minha vida)
1988 Nascimento de minha filha Rafaela
1994 Minha filha ingressa na pré –escola
Começo a trabalhar na Escola de Ensino Fundamental Bom Jesus ( 40 horas)
1995 Fiquei grávida
1996 Tive um aborto espontâneo e fui hospitalizada
2003 Minha filha completou 15 anos
2006 Prestei Vestibular na UFRGS (PEAD) e fui contemplada com uma vaga.
Concluí o 1º semestre no Curso PEAD
Meu marido sofreu um acidente gravíssimo de moto , causando-lhe vários problemas físicos e psicológicos que afetaram bastante nossa estrutura familiar
Percebi o quanto é importante termos ao nosso lado familiares e amigos
2007 Concluí o 2º e o 3º semestre no Curso PEAD.

sábado, 10 de maio de 2008

Números e Operações

Ao realizar vários estudos referentes a números e operações, propostos pela interdisciplina de matemática, encontrei um material bastante rico em idéias e bem de encontro com conceitos que estou repensando.
Como trabalho com 2ª série (ensino de 9 anos) , nos conteúdos programáticos previstos, consta adição e subtração simples até 99, mas , realizando as atividades e visitando comentários e postagens de colegas comecei a refletir que podemos iniciar um trabalho envolvendo também noções de multiplicação e divisão, pois as 4 operações são interligadas.
Até então eu não trabalhava a multiplicação e a divisão na 2ª série , mas acredito que preciso rever isso e trazer essas operações para a sala de aula, já que fazem parte do cotidiano das crianças, trazer em forma de jogos e desafios que façam a criança pensar. Todo o trabalho realizado referente aos números e operações veio de encontro com minhas idéias e refletiu nas minhas ações e proporcionou-me ampliação de conhecimentos e novas idéias de atividades para serem desenvolvidas com minha turma.

Desequilíbrio Ambiental

A partir do trabalho proposto na interdisciplina de ciências referente ao vídeo "Balance" fiz algumas reflexões sobre o assunto e concluí que quando um único ecossistema se desequilibra, rompe-se todo o equilíbrio do planeta. As sucessivas agressões ambientais praticadas pelo ser humano colocam o planeta em brutal desequilíbrio e sob séria ameaça. Desde a origem da vida até os dias de hoje, nenhuma outra espécie interferiu tanto nos destino de nosso planeta.
O homem pode agredir o seu ambiente em dimensões maiores do que qualquer outro organismo, pode provocar completa destruição de ecossistemas atingindo a biosfera como um todo, causando, modificações climáticas, desaparecimento de espécies e uma gama de outros problemas.
Nós, seres humanos somos os únicos que podemos sonhar, planejar e executar um mundo equilibrado ou não. Se não houver um equilíbrio nós , humanos, teremos o mesmo final apresentado no vídeo: com um sistema desajustado, tristes, sem continuidade de espécies, solitários , sem perspectiva de vida, ameaçados, numa completa auto destruição .