segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ensinando Ciências Naturais



A partir das experiências que adquiri através do módulo 1 da interdisciplina Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais, notei o quanto é importante que haja espaço para que os alunos exponham seus modos de interpretar o mundo. O aluno , como agente no aprendizado , deve ser estimulado a confrontar seus valores e conhecimentos com aqueles propostos pela Ciência. Dessa maneira , a criança pode rever as explicações propostas, aceitá-las, ampliá-las e modificá-las.
Nas representações realizadas pelos alunos referentes a água, surgiram diferentes produções, como: cachoeiras, rios , lagos, copos , torneiras, chuveiros, chuva, cano e gotas. A partir destas produções pode-se desenvolver um trabalho sobre água envolvendo vários aspectos, desde a sua composição, como chega até nossas casas, a problemática causada pela falta da água e poluição dos rios , doenças causadas pela água (Dengue), experimentos com água envolvendo seus estados físicos, curiosidades , até pesquisas referentes a qualidade da água utilizada na comunidade. Um conteúdo pode ser desenvolvido com a intenção de que os alunos se apropriem do conhecimento científico e desenvolvam uma autonomia no pensar e agir, é importante conceber a relação de ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos, em que cada um , a seu modo e com determinado papel, está envolvido na construção de uma compreensão dos fenômenos naturais e suas transformações, na formação de atitudes e valores humanos.

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domingo, 13 de abril de 2008

Aulas de Estudos Sociais

Nas aulas de Estudos Sociais devemos articular o conhecimento histórico com as experiências e o repertório de conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula e que se enraízam em seu cotidiano. Nós professores temos sempre que utilizar atividades dinâmicas introdutórias que permitam verificar o que os alunos sabem sobre o assunto a ser trabalhado, ao mesmo tempo que são motivados para o estudo dos temas propostos.
Um dos objetivos principais de Estudos Sociais é levar o aluno a construir progressivamente um repertório de informações que lhe permitam compreender o mundo histórico e social que está inserido e o preparem para intervir ativamente na sociedade.
Como trabalho com 2º ano (ensino de 9 anos) , na programação introduzo o estudo partindo de referências significativas para as crianças, como a infância, brincadeiras infantis, a família e a escola. Outros temas são trabalhados de acordo com os projetos desenvolvidos pela escola , como por exemplo: os indígenas , cultura afro , respeito às diferenças, paz, aniversário da escola, aniversário do município, folclore e etc.
Acontecimentos importantes são muito aproveitados na programação de conteúdos, cito o exemplo de que neste ano teremos eleições para vereadores e prefeito, e este tema será desenvolvido com grande ênfase, mostrando aos alunos como acontecem eleições e a importância do voto.

De acordo com leituras que realizei no PCN ( História e Geografia - Volume 5), nas orientações didáticas propõe-se que o professor:

  • Crie momentos de trocas de informações e opiniões, avalie essas informações identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões;
  • Proponha novos questionamentos, informe sobre dados desconhecidos e organize pesquisas e investigações;
  • Selecione materiais de fonte de informação diferentes para que sejam estudados em sala de aula,
  • Promova visitas e pesquisas em locais ricos em informações,
    proponha que os estudos realizados se materializem em produtos culturais, como livros, murais, exposições, teatros, maquetes, quadros cronológicos, mapas, etc.

Estas orientações foram bastante importantes, pois , me serviram como indicadores para novas propostas de trabalhos a serem realizadas com os alunos.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Repensando o Ensino da Matemática

A interdisciplina Representações do mundo pela Matemática está nos proporcionando uma maneira de repensar o ensino da matemática e dando exemplos riquíssimos de atividades diferentes que dão oportunidades aos alunos de manipulação livre e experimentações, realizando análises, troca de idéias, etc.
"Piaget(1973) , que acredita na construção natural e gradual das estruturas lógico matemáticas elementares , critica a ênfase do ensino na transmissão de verdades do professor para os alunos, pois além da linguagem do professor ser extremamente axiomática e complexa, diferente da linguagem do aluno, essa transmissão não se preocupa nem oportuniza as idéias espontâneas da criança."

Infelizmente, isso ainda acontece muito nas aulas de matemática, muitos professores não oportunizam que a criança construa seus próprios conceitos ou descubra suas potencialidades. Dar tudo pronto aos alunos ou simplesmente ditar as regras não faz com que a aprendizagem seja realmente significativa, Confesso que muitas vezes eu mesma fiz este tipo de coisa mas agora me interando mais no assunto e trocando idéias com as colegas consigo rever minha prática e tento atualizá-la realizando novas experiências.


sexta-feira, 4 de abril de 2008

Matemática - Classificação e Seriação

As atividades apresentadas na interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática desenvolvem estruturas fundamentais para que os alunos possam construir diversos conceitos matemáticos.
Para conseguirmos compreender bem todas as informações em que somos envolvidos precisamos de mecanismos que nos auxiliem a coletar, organizar, comunicar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, tais como gráficos e tabelas. Por isso é tão importante que a criança desde o início do processos do letramento esteja em contato com instrumentos que ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que a cerca.
Trabalho com 2º ano e fiquei motivada com os exemplos dados pela professora na atividade 4 ,por isso , em uma de minhas aulas realizei um levantamento de dados juntamente com meus alunos e descobrimos as brincadeiras preferidas de cada um, montamos um gráfico com caixinhas de fósforos ,realizamos a visualização do resultado e fizemos comparações , contagens e comentários.
Depois de explorarmos bem os resultados, cada aluno montou uma tabela individual, demonstrando os resultados do gráfico.
Através desta atividade , juntamente com meus alunos ,consegui realizar a leitura e organização das informações, análise de dados, comparações e classificações. O gráfico com as caixinhas foi um recurso visual e concreto que possibilitou aos alunos um entendimento imediato.
Ao realizar esta atividade os alunos puderam recolher dados sobre suas preferencias do cotidiano e pode ser realizada utilizando várias outras variantes como: alimentos preferidos, cores preferidas, time que torce,etc.

Para mim, trabalhar este tipo de atividade foi uma experiência nova e bastante enriquecedora.